18/1/2016 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
A queda de uma ponte no Bairro Mato Dentro, no último dia 13, interrompeu o principal acesso da zona rural de Mairinque com o município de Sorocaba. As fortes chuvas que castigam a cidade desde o início da semana passada foram as responsáveis pelo transtorno. A Secretaria Municipal de Obras de Mairinque agendou para segunda-feira, dia 18, o início do trabalho de reconstrução dessa passagem, conhecida como Ponte do Mato Dentro.
A Coordenadoria de Defesa Civil do Município já fez o registro da ocorrência no Sistema de Integração da Defesa Civil (SIDEC). A Divisão Municipal de Meio Ambiente, por sua vez, a partir dessa notificação, comunicou à Cetesb o tipo de intervenção a ser feita pela Secretaria de Obras e aguarda as diretrizes da companhia estatal.
O prefeito Binho Merguizo, no início da semana, acompanhou os agentes da Defesa Civil durante intervenções nos bairros Monjolinho e Vitória. Segundo o prefeito, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Mairinque tem atendido ocorrências em quase todos os bairros do município. As chuvas fortes provocaram estragos, principalmente, em áreas residenciais e loteamentos implantados sem planejamento em áreas afastadas do centro da cidade.
Tragédia anunciada
“Muitos desses transtornos são verificados em terrenos irregulares ou em loteamentos aprovados sem o mínimo de infraestrutura em Mairinque. O resultado não poderia ser outro, trata-se de uma tragédia anunciada. As pessoas que moram em áreas de risco, sob perigo de deslizamento de encostas, são sempre as mais penalizadas. Portanto – pondera o prefeito – a inobservância da lei na aprovação de áreas residenciais, como ocorreu nas administrações anteriores, sempre vai gerar sérios problemas futuros, como esses que temos que resolver agora”.
Além, da queda da Ponte do Mato Dentro, outras ocorrências têm ocupado diuturnamente o tempo dos bombeiros e agentes da Defesa Civil do Município nos quatro cantos da cidade. Evandro da Silva, coordenador municipal de Defesa Civil, conta que duas casas foram interditadas no Jardim Vitória. As famílias foram transferidas para casas de parentes, no mesmo bairro.
Também houve inundação de uma casa no Jardim Flora que foi parcialmente danificada pela enxurrada. A lama e os entulhos foram removidos e a residência continua sob observação. “Graças a Deus não registramos vítimas até o momento, mas nos mantemos em estado de atenção e atendendo muitas chamadas de pessoas preocupadas com a continuidade do mau tempo”.
Na noite de terça-feira, 12, houve uma chamada do Bairro Monjolinho, região do Granada. Aconteceu um deslizamento de terra, a área foi coberta com lona plástica e continua sob observação. Igualmente ocorreu um deslizamento de um talude ao lado do estacionamento dos prédios da CECAP. Foi feito o mesmo procedimento da lona plástica e orientação para retirada de veículos do local.
Na estrada Mário Covas, que liga o Bairro Dona Catarina à Vila Sorocabana, assim como na Estrada Mairinque/Ibiúna houve queda de árvores. Na Estrada do Roseiras, no Bairro do Moreiras, a queda de uma toceira de bambu interrompeu o fluxo de águas pluviais e provocou alagamento. A via já foi desobstruída. Ocorrências em qualquer ponto da cidade podem ser comunicadas pelo telefone 193, do Grupamento de Bombeiros que funciona no mesmo prédio da Defesa Civil.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.