16/11/2015 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
Termina nesta segunda feira, 16, a Campanha Contra a Tuberculose iniciada em 3 de novembro. A Vigilância em Saúde da Prefeitura informou que, nesse período, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município intensificaram o trabalho de investigação de casos suspeitos da doença. Pacientes que apresentam tosse com escarro por mais de três semanas, acompanhada ou não dos outros sintomas da doença estão sendo encaminhados para exame laboratorial.
Luiz Carlos Pinheiro, chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, explica que, ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose tem cura. Ele lembra que tratamento é prolongado, durando no mínimo seis meses. “A interrupção do tratamento ou o uso de medicamentos inadequados ou administrados irregularmente podem agravar a doença. Se a mediação é interrompida há os riscos do microorganismo causador da doença, o Bacilo de Koch, tornar-se resistente e eventualmente ser transmitido para outros indivíduos”, adverte Pinheiro.
Conforme explica, a Saúde Pública de Mairinque já tratou mais casos de tuberculose em anos anteriores, sendo que hoje apenas um paciente toma a medição com controle rigoroso. “Temos de acompanhar o tratamento e jamais perder o vínculo com esse paciente até que a doença esteja completamente curada”, esclarece o chefe de Divisão.
Dengue
A Vigilância em Saúde do Município volta a alertar a população da importância de evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Boletim divulgado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológico (GVE) de Sorocaba nesta quinta-feira, dia 5, alerta os municípios da região para o risco de um aumento de casos da doença no próximo verão que vai de dezembro a março de 2016.
Luiz Pinheiro relata que os agentes de saúde do município têm verificado uma grande quantidade de larvas e criadouros do mosquito nos quintais de moradores de todos os bairros da cidade. “As ações da dengue continuam sendo realizadas diariamente, mas sem a colaboração da população as coisas ficam mais difíceis”, adverte.
Pinheiro informa que de julho até o momento foram notificados trinta casos suspeitos, destes cinco deram positivo, com quatro casos autóctone (contraídos no próprio município) e um caso importado.
O trabalho de combate à dengue nesta temporada, segundo Pinheiro, será facilitado com a contratação de 35 novos agentes da dengue concursados que já estão sendo treinados pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN-Sorocaba). A estratégia de trabalho inclui o trabalho de conscientização nas escolas, notificações para proprietários de terrenos baldios, vistorias em borracharias e visitas domiciliares, entre outras providências.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.