12/6/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama
Atento ao mercado turístico, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, investiu em novos e bem sucedidos segmentos. Entre eles o pedagógico, melhor idade e aventura, reforçando assim, a atividade turística como um grande instrumento de valorização dos bens naturais e culturais de Araçariguama.
Atualmente, um dos principais segmentos turísticos do município é o Pedagógico. Em visitas diárias a Araçariguama as Escolas das Delegacias Ensino de São Roque (Ibiúna, Vargem Grande, Mairinque, São Roque e Araçariguama) e Itu (Salto, Itu, Cabreuva e Boituva), Etecs, Universidades e Faculdades de São Paulo e região, tem incluso em seus roteiros a visitação da Mina do Ouro e Igreja Nossa Senhora da Penha. Essa participação ativa das instituições educacionais vem trazendo maior conhecimento sobre o município e sua história, além de divulgar os atrativos naturais, culturais e históricos da cidade.
“A visita é muito instrutiva, pois conta com outra linguagem de aprendizado. Com teor pedagógico, a visita proporciona o conhecimento da história dos bandeirantes e sua importância para a história de nosso Município, do Estado de São Paulo e do Brasil. Durante a visita os estudantes conhecem quem foi Afonso Sardinha, que em uma expedição bandeirante, viu riquezas e prosperidade escondidas embaixo da terra, passando pela febre do ouro, das disputas indígenas, do roteiro dos Bandeirantes dentre outros temas. É um momento de lazer e cultura. Ao mesmo tempo em que os alunos passeiam, também aprendem sobre a história do município e conhecem um dos atrativos turísticos que temos em nossa cidade” explica o Diretor de Turismo de Araçariguama, Carlos Henrique Moraes Fhilippe
A fim de fortalecer ainda mais o turismo pedagógico municipal, o Departamento de Turismo de Araçariguama já está fomentando parcerias e estudando a ampliação do roteiro oferecido as entidades de ensino que visitam o município e região. “Além do Roteiro dos Bandeirantes, que já fazemos parte, estamos estudando a possibilidade de oferecermos, em parceria com outros municípios da região, roteiros de teor pedagógico, exclusivos e complementares. Também estamos analisando a possibilidade de criar roteiros específicos baseados no tema que a instituição de ensino estiver abordando. Por exemplo: Expedições Bandeirantes, caminho dos índios, conflitos indígenas, edificações em taipa de pilão, funcionamento e exploração de Minas, personalidades históricas que passaram pelo município, rota do imperador, dentre outros” informa Carlos Henrique.
Para agendamento de grupo de visitantes ao município, basta entrar em contato com a Diretoria de Turismo (rua Santa Cruz, 23, Centro, Telefone: 4204-1443), a visitação é gratuita.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.