17/4/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama
Alunos da EMEIF Alberto Fernandes de Araújo participaram de saídas culturais para o Museu Catavento (SP) e para uma sessão de cinema em Sorocaba. Os passeios foram organizados pela equipe educacional e gestora da escola e contou com o apoio da Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Educação e departamento de transporte.
Espaço cultural e educacional, o Museu Catavento tem suas instalações divididas em quatro grandes seções. Uma sobre o Universo, do espaço sideral a Terra. A segunda, a 'Vida', do primeiro ser vivo até o homem. Segue-se o Engenho, as criações do homem dentro da ciência. E a Sociedade, que mostra os problemas da convivência organizada do homem.
Executadas por renomados especialistas, cenógrafos e instituições educacionais conceituadas, as instalações apresentam ao público, d maneira simples e interessante, os mais variados temas ligados a ciência, problemas sociais, capacidade do homem de criar e também destruir, do impacto das pessoas sobre seu ambiente, dentre outros.
A visita ao espaço Catavento vem de encontro à proposta de fazer com que os alunos possam se colocar em diferentes espaços e vivenciar novas situações de aprendizagem, promovendo o aumento de seu repertório cultural e qualificando ainda mais a sua prática.
O Museu é um ambiente de aprendizagem não formal, de livre escolha, onde a motivação e a curiosidade são incentivadas naturalmente, já o Aquário é um espaço que leva os visitantes a se sentirem imersos aos ambientes, voltado ao bem estar de seus animais, possuindo 150 espécies e cerca de 4 mil animais, desde pequenos invertebrados até mamíferos marinhos. Mantém um compromisso com a educação ambiental e com o objetivo de proporcionar um passeio inesquecível para os visitantes de todas as idades.
No cinema os alunos puderam assistir ao filme “A Menina que Roubava Livro”. Baseado no livro homônimo, o filme retrata o lado obscuro do Nazismo alemão e as dificuldades encontradas pelas minorias para sobreviver ao regime de exceção.
Por meio do filme, os alunos puderam observar o choque cultural implantado pela política de Hitler com o simbolismo da queima de livros e também o lado lúdico do filme, que se dá nas questões relacionadas ao aprendizado da escrita e da leitura, assim como as amizades proporcionadas pelos livros e a cura pela leitura deles.
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