Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

25/9/2014 - São Roque - SP

Academia da Saúde do Três Lagoinhas dá início a programa de atividades




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Nem a garoa fina que caía sobre a cidade na manhã desta quinta-feira, 25, conseguiu atrapalhar a primeira atividade física na recém-inaugurada Academia da Saúde do Bairro Três Lagoinhas. Cerca de vinte pessoas, a maioria pacientes que utilizam o Posto de Saúde, ao lado da Academia, participaram dos exercícios de alongamento, caminhada, palestra e café da manhã natural.

Vicentina Maria da Silva, enfermeira do Posto de Saúde Três Lagoinhas, uma das coordenadoras da programação na Academia, fala que o grupo de participantes é composto por mais de cinquenta pacientes. “Muita gente, hoje, pensou que a atividade seria cancelada por causa da chuva, isso atrapalhou, mas mesmo assim as pessoas vieram e estão animadas para que essa iniciativa tenha continuidade”, anima-se a enfermeira Vicentina.

A atividade é baseada no programa Hiperdia, do Governo Federal, criado para auxiliar no cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.

Garoa fina e caminhada

Os pacientes chegaram ao Posto de Saúde do Três Lagoinhas por volta das sete horas da manhã, quando tiveram a pressão aferida pela enfermeira Vicentina e pela auxiliar de enfermagem, Cintia Belmira Alves dos Santos. Em seguida fizeram uma sessão de alongamento no salão de atividades antes de iniciarem a caminhada debaixo de uma garoa fina. O prontuário dos pacientes é acompanhado pela médica do Posto de Saúde, Ana Cláudia Diniz Zara.

Após a caminhada os participantes assistiram uma palestra proferida pela nutricionista do CDEM (Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas), Josimara Grinholli. O tema da palestra foi “Pirâmide Alimentar”, em que Josimara aproveitou par falar sobre a proporção de cada tipo de alimento que deve ser ingerida diariamente. Ao final, todos participaram de um café da manhã com frutas, sucos naturais, leite desnatado e chá.

Saúde e convivência

Com 82 anos, o aposentado Lazinho Ângelo da Silva, acompanhado da esposa, Agripina Privia da Silva, de 77, participou da sessão de alongamentos, da palestra e do café da manhã. “Ela (a esposa) não consegue fazer a caminhada, mas estamos aqui para cuidar da saúde, fazer exercícios e conversar com o pessoal. Nada melhor que sair de casa par encontrar os amigos”, explica, animado.

Também animada, a dona de casa Vera Lúcia Tavares da Silva, 50 anos, residente no bairro visinho, São José, conta que decidiu participar do grupo para se integrar à comunidade e fazer amigos. Ela explica que tem a pressão arterial boa e que não sofre de diabetes, mas entende que precisa fazer exercícios regulamente para manter a saúde em ordem. “Quando a gente está envolvida em qualquer atividade física tem mais ânimo e disposição. Sempre que eu puder estarei aqui com o pessoal”, garante a dona de casa.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.